artur-rodrigues.com

Estágio: erros para se evitar na candidatura e outras dicas

by

Há cinco meses tive a oportunidade de contratar meu primeiro estagiário na Innvent. As tarefas de DevOps que não paravam de acumular, junto com a vontade de aumentarmos nosso time ainda jovem de Belo Horizonte, resultaram na oferta que pode ser encontrada no nosso repositório de jobs offers no GitHub.

Vale destacar que eu fui responsável por montar a vaga e por avaliar todos os candidatos, desde a primeira mensagem que eles enviaram. Como o candidato iria trabalhar comigo diariamente, isso fez uma diferença enorme, inclusive ao evitar entrevistas e seleções horrendos que o RH de algumas empresas costumam cometer. A oferta foi um sucesso e recebemos 81 candidaturas!

Foi uma pena (além de uma tarefa difícil) ter que selecionar somente uma pessoa dentre tantos que demonstraram enorme potencial. Apesar de ser uma vaga de estágio na área de TI, o número de mulheres foi bem significativo: 19, pouco mais de 23%, uma parcela bem superior às 5 meninas dentre 80 aprovados que entraram na graduação comigo.

Erros para se evitar

Com tantos emails e currículos para revisar, percebi que existem alguns erros que acabam sendo bastante comuns e que podem fazer os candidatos perderem pontos importantes. Vamos a eles.

Escrever o nome de empresas que já trabalharam de forma incorreta

Vários candidatos que já possuíam experiência profissional escreveram o nome de empresas que trabalharam no passado, ou ainda trabalham, de maneira incorreta. Alguns exemplos:

  • Mastermaq Software ao invés de Mastermaq Softwares
  • Caterpilar ao invés de Caterpillar
  • Adok Softwares ao invés de Adok Software
  • Arcelor Mittal ao invés de ArcelorMittal

Não estamos atrás de qualidades técnicas, nem de experiência, mas de uma pessoa com potencial para aprender e crescer ao nosso lado. Não há problema em nunca ter utilizado um sistema de controle de versão, mas escrever errado o nome da empresa onde você trabalhou demonstra um desleixo incrível.

Escrever o nome da empresa que está se candidatando de forma incorreta

De maneira similar ao ponto anterior, escrever errado o nome da empresa que você quer fazer parte é uma péssima primeira impressão. Tudo bem que Innvent não é uma palavra no Inglês - vem da junção de Innovation e Venturing - mas a candidatura é a hora de você tomar os maiores cuidados, portanto, não é Invent, e sim Innvent!

Escrever o nome de ferramentas que “dominam” de maneira incorreta

Ainda pegando no pé de deslizes na hora de escrever, outra coisa que causa uma má impressão é escrever o nome de ferramentas que você tem experiência de maneira incorreta. O erro mais comum? Java Script.

Pode parecer chatice da minha parte, mas como disse antes, não colocamos experiência em nenhuma linguagem como requisito, mas se você realmente já trabalhou com alguma, provavelmente você leu a grafia correta em dezenas de artigos/tutoriais/livros, e o Google provavelmente já te sugeriou Python ao invés de Pithon:

Você quis dizer: Python

Não colocar o nome da faculdade, período no curso ou previsão de formatura

Por mais inacreditável que parece, dois candidatos não colocaram a faculdade onde estudam, seja no currículo ou na mensagem que nos enviaram. Pode-se argumentar que essa informação é menos relevante numa oferta de emprego comum, mas para o estágio esse dado é fundamental.

Outra falhas, um pouco mais comuns, foram a inexistência do período que estavam cursando à época da candidatura e também da previsão de formatura. Essa é uma falha menos grave, ainda mais por não termos colocado nenhuma exigência nesse sentido na descrição da vaga. Entretanto, quando temos tantos candidatos, e muitos deles bons, esses fatores acabam entrando na filtragem inicial. Inevitavelmente, entre dois candidatos promissores, daremos preferência àquele que ainda tem três períodos para se formar, contra aquele que vai se formar no próximo semestre.

Enviar currículos que não estão em PDF

Grande parte dos candidatos enviaram seus currículos em formatos não amigáveis, principalmente documentos do Word de tipos .doc e .docx. Por que isso é ruim? Primeiramente, não iremos editar seu currículo, no máximo imprimí-lo. Adiante, a pessoa que irá abrir seu currículo pode não ter o Word instalado, somente o LibreOffice, ou usar a própria interface do Gmail, o que pode causar erros terríveis de formatação, tornando o que seria uma apresentação bacana uma confusão fatal.

Esse erro é ainda mais grave pro pessoal que está na área de TI. Não há problemas em prepará-lo no Word, mas gere uma versão em PDF, que pode ser aberto diretamente no navegador e exibido na maneira como foi concebido. Há plugins que fazem isso para você.

Finalmente, apesar de esperarmos no mínimo o PDF, adianto a dica de que se você nos enviar o que realmente importa no corpo do email, ou uma página web (Blog, site pessoal, LinkedIn, GitHub), você será visto com muitos bons olhos!

Os velhos erros de português e formatação no currículo

Vale lembrar que o currículo é seu cartão de visitas, a primeira impressão. Cometer erros de português é um deslize quase imperdoável, gaste mais alguns minutos revisando o texto e passando um corretor ortográfico.

Erros de formatação atrasam a análise da sua candidatura e podem fazer com que eu não me atente para uma informação que poderia fazer a diferença. Olhe como o LinkedIn organiza as informações e fique à vontade para usar meu currículo como exemplo.

Outras dicas

Muitos candidatos parecem ter um template pronto para vagas de estágio que chegam em sua caixa de entrada. Recebemos muitas mensagens do tipo:

Bom dia,
Gostaria de me candidatar a vaga de estágio. Segue currículo para analise.
Att, Fulano de Tal

Além de ser bastante genérico (e dos erros de Português), parece que o candidato nem se deu ao trabalho de ler a descrição da vaga e está atirando para todos os lados. Vale a pena demonstrar que você leu a descrição e mencionar quais pontos te chamaram mais atenção e também o porquê de você querer fazer parte da nossa equipe.

Como disse anteriormente, recebi mais de 80 candidatos para a vaga, e a maioria enviou o arquivo do currículo com nomes que dificultam a vida de quem está recrutando. Exemplos: meu curriculo atualizado.docx, curriculum.doc, CV.pdf, Curriculo_para_estagio.docx. Vale a pena facilitar a vida de quem vai organizar seu currículo: nomeie-o de maneira apropriada, ou seja, com o nome e sobrenome que você se apresenta: artur-rodrigues.pdf ou até mesmo CV_Artur_Rodrigues.pdf.

Se você realmente se interessou pela vaga, vale a pena adaptar seu currículo com objetivos, experiência e proficiência nas áreas que são compatíveis com a vaga ofertada, ressaltando as características que você tem e que serão destaques para a vaga. Exemplo: para a vaga de estágio em DevOps, recebemos currículos com os seguintes objetivos: “Desenvoler soluções em plataforma .NET”, ou ainda pior “Atuar na área de TI, preferencialmente com ênfase em gestão de informação e projetos”. Não preciso nem dizer que eles foram descartados de cara, certo?